quarta-feira, 24 de abril de 2013

Notícias Missionárias-Pe. Márcio Maceda,Páscoa na Paróquia de Santa Tereza do Menino Jesus

Caros irmãos e irmãs, em primeiro lugar lhes desejo boas festas de páscoa! Aqui em Nossa paróquia tudo vai bem graças a Deus, as atividades missionárias continuam! E agora já somos três padres, recentemente o padre Cristobal do México chegou, ainda esta aprendendo a língua, mas também já começou a nos ajudar! Em breve o padre Joseph e o Irmão Pierre partirão de férias por três meses, ficaremos a dois! Hoje gostaria de partilhar um pouco a minha experiência de páscoa, para que vocês possam conhecer um pouco mais do nosso trabalho aqui! Como nossa paróquia é imensa fizemos a semana santa em três localidades, graças à presença do padre Cristobal que recém chegado aceitou nos ajudar. O paróco ficou na Matriz, Pe Cristobal foi em comunidade a 60 km, eu fui a uma outra comunidade a 45 km da paróquia! O nome da comunidade onde fiquei é Bikenge, um lugar onde as pessoas vivem de exploração de minérios! A estrada de acesso à esta comunidade é terrível! E fui com um dos nossos estagiários! Duas pessoas sobre uma moto, e ainda toda a bagagem para os objetos litúrgicos e roupas para a semana! Imaginem o peso! No início eu comecei a pilotar a moto, mas aos poucos eu vi que o peso era tanto que era difícil controlar a moto. Assim quando caímos pela primeira vez, eu passei a moto para o estagiário que é mais pesado e mais alto que eu! E assim continuamos floresta adentro. Uns instantes mais tarde a chuva começava, mas decidimos de continuar! Em determinado momento a pequena estrada ou trilho já não era mais visível, devido a tanta água! Era impossível continuar, não víamos mais os buracos e decidimos empurrar a moto e assim fomos até passar aquele local! Cansaço, sofrimento, mas sempre uma esperança em chegar à comunidade! Após este local ainda tivemos um pequeno acidente, um tronco de àrvore escondido entre ervas à beira da estrada, passamos próximos e o pedal de traz, juntamente com meu pé bateram neste pau, aiiiiiiiiii! Que dor, felizmente não caimos! Pensei que tinha quebrado o pé! Aos poucos nos aproximamos, chegamos a um famoso rio onde se deve passar dentro da àgua, felizmente não é profundo, mas é longo! Enfim, avistamos a famosa comunidade! Que barreiro! Assim após quatro horas de viagem chegamos sãos e salvos à comunidade de Bikenge! Os Cristãos nos esperavam de braços abertos, e a acolhida foi excelente! A casa reservada para acolher os padres, era bem pequena, um quartinho e um sala! Coberta de sapé e a chuva entra por todos as partes! Sem cimento no chão, era aquele barreiro! Nos adaptamos a estas condições! No dia seguinte era a procissão de ramos à 6h30. A pequena Igreja também coberta de sapé estava toda molhada e cheia de barro! Apesar destas condições à Igreja estava cheia de fiéis! Terminada esta missa tivemos um segunda com uma grande procissão de ramos percorrendo uma boa parte do vilarejo, felizmente o sol ajudou a secar aquele barro! Uma grande multidão seguia a procissão de ramos, os cristãos se sentiam honrados com a presença do padre na semana santa! A alegria deste povo se manifestava nos cantos e nas danças! Me senti feliz de ter enfrentado todos os desafios para lá chegar, e poder ser um instrumento de Deus para um povo tão abandonado! Uma benção, durante a semana a lua e sol brilharam! Tivemos muitas atividades durante a semana! Tínhamos alguns adultos que faziam a preparação para o batismo, a confirmação e casamento! Além das atividades de catequese a comunidade está construindo uma grande Igreja, as paredes já estão prontas falta somente construir as colunas para colocar o telhado! Assim durante a semana todas as pessoas eram convidadas a transportar areia, pedras para colocar dentro da nova Igreja a fim de terminar os trabalhos! Entre outros os cristãos deviam nos alimentar durante toda a semana! Na quarta feira Santa eu visitei os doentes em suas casas! Na quinta feira Santa fizemos a cerimônia do lava-pés e adoração eucarística! Imaginem todas estas celebrações sem microfone! A voz já afetada por um resfriado começava a diminuir! Na sexta feira Santa, uma manhã de penitência para todos, confissão de 8h30 até 12horas! A 15 horas era o momento da grande via sacra, o sol era forte, mas uma grande multidão seguia com atenção o caminho do calvário! Era um grande acontecimento no vilarejo, mesmo os não católicos se colocavam nas beiras da estrada para ver esta multidão passar, alguns subiam sobre as árvores para ver melhor! Após a via sacra foi a veneração da cruz que terminou com uma pequena chuva! O sábado santo é o grande dia, todos se preparam para a noite do fogo novo! Na parte da manhã eu aproveitei para visitar ainda alguns doentes! É muito grande a experiência de visitar alguém tão pobre, doente mas que se alegra em nos receber como enviados de Deus! Imaginem vocês, estas senhoras já idosas, que não andam mais, são excluídas e sem algum valor para a família ou para a sociedade, ninguém da a menor atenção a elas! Pois é, para estas pessoas receber um visita de alguém que vem de longe, ainda mais o padre que vem da parte de Deus é uma grande benção! Nesta hora estas pessoas se sentem amadas, valorizadas, respeitadas! Também entre estes enfermos encontrei pessoas de uma fé muito profunda! Pessoas sedentas da eucaristia, da confissão! Ainda me lembro as palavras da dona Gertrudes ao receber minha visita! Ela me dizia: “Padre eu soube que senhor tinha visitado os enfermos aqui perto na quarta feira e eu fiquei sem visita, fiquei triste, me senti abandonada”! Mas hoje quando ouvi sua voz eu me disse “Deus me ama ele não se esqueceu de mim”. Na sua humilde casa ela me fala de suas dificuldades e de seus problemas de saúde. Na sua simplicidade ela me disse que se preparava para retornar ao “Pai”. Mas que antes ela estava procurando um jeito de pedir uma missa por ela mesma em reparação de seus pecados. Normalmente o que eles dão para pedir uma missa é o valor de um real. Ao ver a pobreza e a fé desta pobre mulher minhas lágrimas desceram! Eu respirei profundo para não chorar e lhe respondi! “Mamãe, hoje mesmo eu vou celebrar uma missa na intenção da senhora, você não precisa me pagar! Ela se alegrou muito em saber que eu iria celebrar uma missa para ela! Ela me agradeceu muito pela visita, pelos sacramentos, etc. Com esta experiência o Cristo já ressuscitou em meu coração e eu voltei para casa alegre em poder oferecer a esta mulher tudo o que ela mais desejava, uma missa! A tarde chega e hora da celebração da luz. Na hora da homilia a chuva começa e tivemos que entrar dentro da pequena Igreja onde a chuva goteja em todos os cantos! Eu procurei uma parte do altar onde chovia menos pra ficar! Todo aquele povo ali dentro, em uma escuridão só tinhamos uma lanterna e uma lampada de 60 w! E todos permaneceram ali em clima de oração! Fizemos o batismo dos adultos, a missa terminou as 22h! É admirável em ver a fé e a perseverança deste povo! Após a celebração eu fui dormir e encontrei minha cama toda molhada pois tinha chovido la, sem ter outra escolha eu tive que dormir! Eu me dizia, meu Deus, este deve ser o sofrimento de tantos aqui todos os dias de chuva, nesta noite de páscoa eu também posso experimentar a dor desse povo! Domingo de páscoa, grande celebração campal com batismo de 15 crianças, crisma de 6 pessoas, casamentos de 5 casais! E imaginem o cenário, aquele barreiro! Para procissão de entrada já me chamava atenção de ver as meninas que dançam calçadas de meia branca sem sapato para atravessar todo este barro! Eu me disse: “é muita fé e coragem para louvar Deus”! Esta grande cerimônia foi bem sucedida, terminamos sem chuva! Após a missa era o festim de páscoa, cada grupo ia em um determinado lugar! E nós já começávamos a nos preparar para o grande retorno! Uma viagem ainda mais difícil. Uma chuvinha começa, a estrada escorrega! Devagar o seminarista pilotava a moto! Na garupa, sem muita inquietude, eu vinha cantando algumas canções de Maria! E uma bicicleta que vinha transportando um cabrito dentro de uma paradeira engarranchou de guidom da moto e nós caímos! Eu bati o joelho no chão, mas não foi grave ! Nós continuamos a penosa estrada! Mais adiante uma bicicleta caída sobre estrada . nós desviamos para passar no canto e encontramos um solo escorregadio, perdemos o equilíbrio. A moto levantou a roda da frente e ficou em pé por alguns minutos quase que virou sobre nós, depois ela caiu de um lado e nós de outro. Ah como eu sorri neste momento. O estagiário ficou meio nervoso com o ciclista ! Mas este disse : « não tenho força para levantar a bicicleta » Ele transportava dois sacos ! Assim eu o ajudei levantar sua bicicleta ! E pudemos continuar a estrada caindo mais algumas vezes, mas nada grave! Finalmente às 19h nós conseguimos chegar à paróquia e foi uma grande alegria reencontrar os confrades e partilhar nossas grandes aventuras, quantas gargalhados! E por aqui termina então esta experiência de páscoa neste solo africano! Bem distante dos ovos de páscoa, mas bem próximo do Cristo sofredor que ressuscita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vinda(o)!
Dê vida a este blog!Deixando o seu comentário!